Tese

Márcio Rodrigues Silva possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001) , mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Formação do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, geografia urbana, educação, prática de ensino e Jataí-Go.

Currículo   e-mail: marciosilva@ufj.edu.br

Tese de Doutorado

Download do texto completo - PDF:

Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4  Parte 5  Parte 6  Parte 7  Parte 8   Parte 9

Resumo

Uma vez que a análise dos problemas urbanos, com o objetivo de traçar novos rumos para o desenvolvimento local, é fundamental para melhoria da qualidade de vida da população propõe-se, como foco desta pesquisa, o estudo da estrutura urbana de Jataí-GO. Para tanto, é analisada sua estruturação interna, no que tange à distribuição socioespacial no arranjo urbano, buscando respostas à indagação: existe segregação socioespacial em Jataí? Pretende-se, desvelar a cidade e propor novos parâmetros que colaborem com o desenvolvimento local, bem como, produzir material científico consistente sobre esta temática analisada segundo a Ciência Geográfica. Jataí localiza-se no Sudoeste Goiano, a aproximadamente 320km da capital, Goiânia. Com área urbana aproximada de 26km², dentro de um município com superfície de 7.174,10km², a cidade se expandiu marcada por contrastes que revelam a lógica da sociedade capitalista. Posições como as de Santos (1993), Castells (1983), Lojkine (1997) e Villaça (2001), levantando a lógica da formação e a estruturação do espaço urbano, suscitam questionamentos sobre objeto de estudo em questão. O caminho seguido neste trabalho não é rígido, pronto e acabado, trata-se de uma análise que parte da paisagem urbana, uma vez que esta apresenta um vasto horizonte a ser explorado, chegando ao lugar e analisando como este foi produzido. A pesquisa transita por análises políticas e sociais, contextualizadas numa sociedade dita “pós-moderna”, indagando e refletindo sobre o real apresentado diante de nossos olhares, considerando a ação do capital e de suas relações na construção dos lugares. Dessa forma, a perspectiva dialética se apresenta como um caminho direcionador dos trabalhos. Ao final, define-se, classifica-se, espacializa-se e cruza-se planos de informações referentes aos níveis de renda em Jataí, e suas implicações, na malha urbana, o que demonstra a segregação urbana identificada. Os resultados são apresentados sob a forma de texto e mapas que desvelam a real situação da distribuição socioespacial em questão. Como resultado, identifica-se que as classes de menor renda estão concentradas, predominantemente, nas bordas da área urbana. Tal análise vai ao encontro da tese de que trata-se de um espaço segregado.

Palavras Chave: Segregação Urbana; Estrutura Urbana; Cidade; Jataí-GO.