web

Tipo do documento:  Dissertação
Título:  Conhecendo a rede e entendendo o problema: o olhar geográfico no sistema de saúde pública de Jataí (GO)
Título(s) alternativo(s):  Knowing the network and understand the problem: the geographic look at the public health system of Jataí (GO)
Autor:  Monteiro Filho, Paulo de Alencar
Primeiro orientador:  Silva, Márcio Rodrigues
Primeiro membro da banca:  Silva, Márcio Rodrigues
Segundo membro da banca:  Rodrigues, Maria José
Terceiro membro da banca:  Ramires, Julio Cesar de Lima
Resumo:  A geografia têm se preocupado cada vez mais em realizar uma análise refinada das relações socioespaciais, identificando e diagnosticando os problemas de uma sociedade heterogênea e, simultaneamente contribuindo com o planejamento e gestão do espaço. Desta forma, torna-se fundamental compreender como se constituem as relações que visam estabelecer a qualidade de vida da população. Neste sentido o presente trabalho buscou interpretar a rede pública de saúde do município de Jataí (GO): sua estrutura física; organização de gestão; pontos polarizadores e sua importância socioespacial. Para esta pesquisa foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica acerca dos conceitos de redes de saúde; investigação junto a órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Prefeitura Municipal de Jataí, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outros. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas abrangendo o Gestor municipal, as Direções técnica e administrativa do SMS; além da aplicação de questionários de forma amostral aos profissionais de saúde do Centro Médico Serafim de Carvalho. A análise da rede municipal de saúde de Jataí revelou importantes elementos que serviram para compreendê-la. Inicialmente destaca-se a questão demográfica. O crescimento da população jataiense trouxe consigo novas necessidades aos setores da administração pública, sobretudo na área de saúde. O aumento das causas externas como a violência, o trânsito e o tráfico de drogas, aliados a uma estrutura que não acompanhou o crescimento populacional tornaram a rede municipal viscosa e hospitalocentrica, culminando numa asfixia compulsória do Centro Municipal de Saúde.
Abstract:  The geography have increasingly been concerned to conduct a refined analysis of the socio-spatial relations, identifying and diagnosing problems in a heterogeneous society and simultaneously contribute to the planning and management of space. Thus, it is essential to understand how the relationships are aimed at establishing the quality of life of the population. In this sense the present study sought to interpret the public health of the city of Jataí (GO): its physical structure; management organization; polarizers points and their importance socio. For this research were adopted the following instruments: a literature review about the concepts of health networks; research before organs such as the Municipal Health Secretariat (SMS), Municipality of Jataí, Department of the Unified Health System (DATASUS), Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), among others. Semi-structured interviews covering the municipal manager were held, the technical and administrative Directions SMS; besides the use of questionnaires to sample form to health professionals of the Municipal Center Dr. Serafim de Carvalho. The analysis of municipal Jataí health revealed important information used to understand it. Initially there is the demographic question. The growth of population Jataiense brought new needs the sectors of public administration, especially in the health area. The increase in external causes such as violence, traffic and drug trafficking, combined with a structure not kept pace with population growth have made the viscous municipal and hospital-centered, culminating in a compulsory choking the Municipal Health Center Dr. Serafim de Carvalho.
Palavras-chave:  Rede pública de saúde
Serviços de saúde em Jataí
Geografia e saúde
Public health network
Health services in Jataí
Geography and health
Área(s) do CNPq:  CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma:  por
País:  Brasil
Instituição:  Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição:  UFG
Departamento:  Regional de Jataí (RJ)
Programa:  Programa de Pós-graduação em Geografia (RJ)
Citação:  MONTEIRO FILHO, P. A. Conhecendo a rede e entendendo o problema: o olhar geográfico no sistema de saúde pública de Jataí (GO). 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2015.
Tipo de acesso:  Acesso Aberto
Endereço da licença:  http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI:  http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5320
Data de defesa:  15-Abr-2015