Dissertação

Caracterização do espaço urbano de Iporá-GO no período de 1970 a 2010

Tipo do documento:  Dissertação
Título:  Caracterização do espaço urbano de Iporá-GO no período de 1970 a 2010
Título(s) alternativo(s):  Characterization of the urban space Iporá-GO the period 1970 to 2010
Autor:  Chagas, Frank Luiz Rosa
Primeiro orientador:  Silva, Márcio Rodrigues
Primeiro membro da banca:  Silva, Márcio Rodrigues
Segundo membro da banca:  Rodrigues, Maria José
Terceiro membro da banca:  Peixinho, Dimas Moraes
Resumo:  O presente trabalho analisa a cidade de Iporá, situada na Região Oeste do Estado de Goiás. Sua origem ocorre no Arraial de Pilões em 1833, recebendo o nome de Iporá em 1948 com a transferência do povoado para as margens do Córrego Tamanduá. Buscou-se caracterizar este espaço urbano, verificando os elementos que contribuíram, e que ainda contribuem, para sua atual organização socioespacial. Neste sentido, autores como Santos (1996), Corrêa (2000), Borges (2001) e Gomis (1998), que discutem o processo de urbanização em diferentes escalas, e o levantamento de dados demográficos, econômicos e sociais contribuíram de forma consistente para a compreensão do objeto de estudo. A construção do tecido urbano iniciou-se de forma planejada, através do projeto urbanístico do núcleo central, implementado em uma área relativamente plana, caracterizando a cidade com quadras e ruas largas, favorecendo a edificação residencial, comercial e a mobilidade. A população urbana em apenas três décadas (1970, 1980, 1990) saltou de 9.766 habitantes para 25.540 habitantes, neste período o município recebeu muitos investimentos estaduais e federais, como a pavimentação da GO-060, que liga Iporá a Goiânia, o abastecimento dos imóveis com a energia elétrica produzida pela Usina de Cachoeira Dourada, a construção casas populares, dentre outros. Estes benefícios e o rápido crescimento demográfico desencadearam o surgimento de novos loteamentos, além daqueles previamente planejados. Como resultado o que se observa é a disparidade na distribuição de serviços públicos e de infraestrutura nos bairros periféricos, sendo concentrada, prioritariamente, na área central da cidade. Ao final da pesquisa registra-se que atualmente a cidade apresenta áreas segregadas que refletem a falta de continuidade do planejamento urbano inicial.
Abstract:  This paper analyzes the city of Iporá, located in the Western Region of the State of Goiás. Their origin is in the Camp of pylons in 1833, receiving the name of Iporá in 1948 with the transfer of the village to the margins of the Anteater Stream. We sought to characterize this urban space, checking the elements that contributed and still contribute to their current socio organization. In this sense, authors such as Santos (1996), Correa (2000), Borges (2001) and Gomis (1998), who discuss the process of urbanization in different scales, and the study of demographic, economic and social data contributed consistently to understanding of the object of study. The construction of the urban fabric began a planned way through the urban core of the project, implemented in a relatively flat area, featuring the city with wide streets and blocks, favoring residential building, commercial and mobility. The urban population in just three decades (1970, 1980, 1990) jumped from 9,766 inhabitants to 25,540 inhabitants, at this period, the city received many state and federal investments, such as the paving of GO-060, which connects the Iporá Goiânia, the supply of properties with the electrical energy produced by the plant Cachoeira Dourada, building affordable housing, among others. These benefits and rapid population growth have triggered the emergence of new subdivisions, besides those previously planned. As a result what is observed is the disparity in the distribution of public services and infrastructure in the suburbs, being concentrated primarily in the central area of the city. At the end of the survey is recorded that the city currently has segregated areas that reflect the lack of continuity of the initial urban planning.
Palavras-chave:  Geografia urbana
Espaço urbano
Iporá (GO)
Urban geography
Urban space
Iporá (GO)
Área(s) do CNPq:  CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma:  por
País:  Brasil
Instituição:  Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição:  UFG
Departamento:  Regional de Jataí (RJ)
Programa:  Programa de Pós-graduação em Geografia (RJ)
Citação:  CHAGAS, F. L. R. Caracterização do espaço urbano de Iporá-GO no período de 1970 a 2010. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2014.
Tipo de acesso:  Acesso Aberto
Endereço da licença:  http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI:  http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4313
Data de defesa:  2-Set-2014