Books

Tipo do documento:

Dissertação
Título:  Caracterização da coleta de resíduos de serviços de saúde na cidade de Rio Verde – (GO)
Título(s) alternativo(s):  Characterization of waste collection of health services in Rio Verde - GO
Autor:  Cruvinel, Alexandrina Baía
Primeiro orientador:  Silva, Márcio Rodrigues
Primeiro membro da banca:  Silva, Márcio Rodrigues
Segundo membro da banca:  Teixeira, Renato Araújo
Terceiro membro da banca:  Scopel, Iraci
Resumo:  Os resíduos gerados pelos estabelecimentos que realizam atividades relacionadas à saúde são considerados perigosos por apresentarem componentes químicos, físicos e biológicos potencialmente agressivos. Tais componentes oferecem risco de contaminação ao ambiente e às pessoas que entram em contato com eles. Torna-se necessário conhecer bem estes resíduos, procedendo ao seu descarte adequado, com o correto gerenciamento e gestão por parte dos estabelecimentos geradores. As cidades, por concentrarem pessoas, serviços e equipamentos, sendo o lócus privilegiado da vida social, apresentam também problemas ligados à vida coletiva num processo de implosão-explosão. A concentração de pessoas, atividades e instrumentos necessários à vida urbana podem gerar uma explosão de fragmentos prejudiciais à sociedade. O gerenciamento incorreto dos resíduos de saúde pode constituir-se em fragmentos que atingem a vida urbana, sobretudo no que concerne à saúde pública, prejudicando a cidade como um conjunto socioespacial complexo. Diante do exposto, este trabalho analisou a geração dos resíduos de serviços de saúde, na cidade de Rio Verde, baseando-se na caracterização dos procedimentos, em relação ao seu correto tratamento e destinação final. Para tanto, foram levantados dados, referentes à temática em questão, nos órgãos municipais, estaduais e federais, como ANVISA, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O tratamento dos resíduos de serviços de saúde ainda não é realizado de forma satisfatória, sobretudo ao que concerne à sua segregação e acondicionamento. Diretrizes como a avaliação dos impactos ambientais para a instalação de técnicas de tratamento dos resíduos, processos de educação continuada que esclareçam os gestores e geradores para a responsabilidade de elaboração e execução do plano de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, e uma fiscalização mais efetiva por parte dos órgãos reguladores se faz ainda necessária.
Abstract:  The waste generated by facilities that perform health-related activities are considered dangerous because of their chemical, physical and biological components. These components offer contamination risk to the environment and to the people who have contact with them. It is necessary to know these residues very well, providing them proper disposal, with proper management and administration of generators, reducing the risk of contamination. Cities, due to the concentration of people, services and equipment, and the privileged locus of social life, also present problems related to collective life in a process of implosion-explosion. The concentration of people, activities and necessary tools for urban life can generate a burst of fragments harmful to society. The improper management of waste can pose health into fragments that reach urban life, especially with regard to public health, damaging the city as a complex socio and spacial set. Given the above, this paper analyzed the generation of waste from health services in the city of Rio Verde, based on the characterization of procedures in relation to its proper treatment and disposal. Therefore, the data have been collected, with reference to the thematic in question, in the municipal, state and federal agencies, as ANVISA, City Hall, the Municipal Health Department, Municipal Environment Department. Waste management of health services is not yet satisfactorily accomplished, especially when it concerns the segregation and storage. Guidelines such as the environmental impact assessment for the installation of waste treatment techniques, continuing education processes that clarify the managers and generators for the responsibility of establishing and implementing the waste management plan of health services, and a more effective supervision by regulatory agencies is even necessary.
Palavras-chave:  Resíduos de serviços de saúde
Tratamento
Rio Verde – GO
Residues of health services
Treatment
Área(s) do CNPq:  CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma:  por
País:  Brasil
Instituição:  Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição:  UFG
Departamento:  Regional de Jataí (RJ)
Programa:  Programa de Pós-graduação em Geografia (RJ)
Citação:  CRUVINEL, A. B. Caracterização da coleta de resíduos de serviços de saúde na cidade de Rio Verde – (GO). 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2013.
Tipo de acesso:  Acesso Aberto
Endereço da licença:  http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI:  http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4138
Data de defesa:  21-Ago-2013