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Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil e a desigualdade social evidenciada pela pandemia de Covid-19

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Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil e a desigualdade social evidenciada pela pandemia de Covid-19 (Resumo)A pandemia de COVID-19 assolou o mundo e alterou as formas de interação entre as pessoas, causando mudanças nosmodosde vida e de trabalho. Oconvívio presencial foicomprometido devido às estratégias de isolamento e distanciamento socialdemandadaspara tentar conter o índice de contaminação. Todas as atividades humanas foram impactadas e tiveram de ser repensadas e reorganizadas levando-seem conta a nova realidade. Assim, se fez necessário pensar novas formas de manter o processo de ensino e aprendizagem.Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo analisar as propostas de Ensino Remoto Emergencial (ERE)oferecidas por algumas escolas para tentar diminuir os prejuízos à aprendizagem durante operíodo pandêmico. Para tentar retratara realidade brasileiracom maior fidedignidade,optou-se por analisar propostas das redes estaduaisdediferentes localidades, de forma a contemplar as cinco regiões do país. A metodologia compreende umarevisão bibliográficasobre inclusão digitale meio técnico-científico-informacional, desigualdades sociais, uso de tecnologias em sala de aula, discussões entre professores, gestores e as recomendações dos especialistasy também uma análise das ações e propostas implantadas pelos Estados durante este período.Foram identificadas dificuldades na oferta do ERE: estruturais, físicas, emocionaisepsicológicas,motivo pelo qualo EREnão pode ser aúnica estratégiapara mediaro ensino durante odistanciamento social.É fundamental repensar estratégias de democratização do acesso àeducação, sob pena de agravar ainda mais desigualdades sociais.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial;Covid 19; desigualdades sociais.

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